Oficina de clínicas médicas populares

Oficina de clínicas médicas populares.
Nos últimos seis meses o nosso serviço de consultoria trabalhou como se fosse uma verdadeira oficina de clínicas médicas populares. Neste período recebemos mais de 30 solicitações de reestruturação de negócios que foram implantados sem o devido planejamento e, por conta disso, estavam tendo alguns tipos de dificuldades para operacionalizar e rentabilizar o negócio. Na maioria dos casos, essas clínicas médicas populares tinham baixas procuras de serviços médicos, altos custos de operação e baixo faturamento, entre outros problemas.
Neste período tivemos a oportunidade de conhecer diversas empresas que foram implantadas através das simples replicagens de modelos existentes no mercado nacional. Ou seja: algumas pessoas acreditaram que vendo uma clínica médica popular funcionando em uma capital brasileira poderia “copiar” este modelo e implantá-lo como mesmo sucesso em outras cidades.
Em alguns casos, vimos que foram investidos mais de 350 mil reais em empreendimentos fadados ao fracasso, por que seus empreendedores investiram as cegas neste tipo de empresa.
A conclusão que temos sobre esse assunto reforça o argumento que para implantar uma clínica médica popular de sucesso é necessário que o empreendedor faça diversos estudos mercadológicos e que obtenha conhecimentos sobre a operacionalização de empresas médicas.
Entre os erros mais comuns que encontramos nos modelos fracassados de clínicas médicas populares, estão:
·         Falta de estudo de mercado de saúde local;
·      Dimensionamento errado do porte e participação do serviço médico público;
·         Falta conhecimento da disponibilidade financeira da clientela;
·         Falta de mão-de-obra profissional;
·         Alto custo de reforma de imóveis;
·         Compras indevidas de equipamentos médicos;
·         Estruturação deficiente das especialidades médicas oferecidas e formatação do Corpo Clínico.
·         Falta de documentação regimental (contratos, regimento internos, código de conduta, procedimentos operacionais etc.)
·         Falta de recursos financeiros para investimento inicial;
·         Falta de capital de giro,
·         Péssimo posicionando de marketing,
·         Falta de identidade mercadológica,
·         Entre outros,

A nossa indicação para quem quer implantar uma clínica médica de sucesso, é que sejam seguidos os seguintes passos:
Saiba como funciona este tipo de empresa (não “achar que” sabe como ela funciona!);
·         Faça estudos mercadológicos de potencial do mercado de saúde local.
·         Fala pesquisa de mercado,
·         Encontre um imóvel adequado ao porte e tipo do negócio,
·         Saiba quanto vai investir no negócio,
·         Tenha bons parceiros e prestadores de serviços médicos;

Enfim, é necessário que o investidor tenha todas as informações necessárias para elaborar inicialmente o projeto de negócio da clínica médica popular, – antes de tomar qualquer decisão quanto a sua implantação. Sem este projeto de negócio as chances da empresa dá errado e apresentar sérios prejuízos são altíssimas.
Uma coisa é certa: apenas “vendo” uma clínica médica popular funcionando não pode-se acreditar que este modelo vai funcionar na sua localidade e vai auferir-lhe mesmos lucros.
Das 30 empresas com dificuldades operacionais que procuram nosso serviço de consultoria apenas 8 puderam ser atendidas, pois acreditamos que essas podiam ter seus casos revertidos e seus rumos mercadológicos reajustados. Infelizmente, muitas empresas implantadas erradamente como clínicas médicas populares não puderam ser atendidas por nosso serviço de consultoria, principalmente por falta de recursos financeiros dos seus investidores. Na maioria dos casos estes empreendimentos investiram as cegas mais de 350 mil reais e agora amargam sérios prejuízos e grandes perdas.
Por certo, para reverter estes casos de insucessos, seus empreendedores precisarão de aproximadamente mais 100 mil reais, para reposicionar suas empresas. Se esses investidores tivessem feitos os planejamentos adequados dos negócios, estes empreendimentos não teriam gastos tantos recursos financeiros nas fases iniciais e estariam dando lucros no lugar dos prejuízos atuais.
Portanto, antes de investir um único centavo no negócio de clínicas médicas populares, estude-o detalhadamente e busque informações sobre este tipo de empresa.
Afinal, como se diz no mundo do marketing: Fazer hambúrgueres todo mundo faz. Agora fazer um hambúrguer com a Lanchonete McDonald faz, é outro papo.
Muita gente já tentou copiar o modelo de negócio da McDonald, Coca Cola, Microsoft, Google etc., mas a pergunta instigante é: – Por que não fazem o mesmo sucesso?
Com clínicas médicas populares não seria diferente.
Anúncios
Esse post foi publicado em clínica médica popular. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s